No mundo contemporâneo da Era Digital*, o conhecimento está disponível para todos independente de faixa etária, grau de instrução ou condição econômica. Nunca tivemos acesso a tanta informação com tanta diversidade de conteúdo em tempo real.
E claro, nunca houve tanta necessidade de qualificar e cruzar todas estas informações que recebemos e/ou procuramos.
Coletar e validar o que realmente importa para cada negócio se torna time-consuming e endless, ou seja, separar “o joio do trigo” se torna uma atividade que consome tempo e parece não ter fim. Não podemos transformar uma atividade “meio” em atividade “fim”.
Cada empresa, cada stakeholder do mercado tem sua necessidade específica para coleta, análise e uso destas informações na Era Digital. Sejam elas internas à empresa, informações financeiras e de gestão, ou sejam elas externas à empresa, de seu entorno competitivo.
* Clientes se tornam competidores e fiscalizadores, competidores se tornam parceiros, ciclos de vida de P&S e geografias novos, varejo no atacado, produtos massivos no luxo, produtos do luxo em mercado massivos, hi-low, novas empresas e novos P&S surgindo, consolidação, customização etc.
A Era Digital – Oportunidade para o nascimento da eValley
Ao sentarmos para definirmos o que seria a eValley, a partir da união de 02 empresários de marketing digital com 01 consultor e 01 planejamento estratégico, ficou claro que todos queríamos a mesma coisa. Os mesmos ideais. Tínhamos a mesma ética de trabalho. A mesma gana. E o mais importante: o mesmo objetivo.
Ao mesmo tempo, expressar a eValley para quem estava fora do nosso círculo profissional e pessoal tornou-se uma tarefa um tanto quanto complicada, justamente pela amplitude que a palavra Digital pode ter.
Voltamos ao básico e consentimos: a eValley é uma empresa de Consultoria Digital. Estuda o mercado Digital mundial e brasileiro para implantar práticas Digitais em empresas e lançar e fortalecer Startups Digitais. A eValley seria sempre um “meio” – e não um “fim” – para obtermos o SIM. O SIM do crescimento nos projetos digitais para nossos clientes-empresas e o SIM da tração e escalabilidade para nossos clientes-startups. É a primeira consultoria Digital no Brasil.
Mas . . .O que é Digital?
Vindo do latim, digitus,
Uso de tecnologia (virtual, online, realtime, Big Data) para coleta, validação, análise e armazenamento para utilização de informações.
Ou seja, é quando utilizamos a tecnologia que existe e está constantemente em desenvolvimento para alguma finalidade. Geralmente, esta finalidade é a compra e venda de algum produto e/ou serviço. Pode ser 100% do processo que sustente esta relação vendedor/consumidor ou apenas partes dele.
A Globalização comercial, ou seja, a troca internacional entre bens, produtos, serviços e mercadorias entre diferentes países que se intensificou nos anos de 1970-80, permitiu a criação de um contexto para o surgimento da “tecnologia”. Em outras palavras, havia uma demanda comercial para a utilização da Internet além dos muros das universidades e das forças armadas. Havia demanda para troca instantânea de informações (e-mails e instant messengers até smartphones e VOIP); havia demanda para redução de custos (automatizações, arquivamento eletrônico, eficiência produtiva); havia demanda por consumo (marcas se globalizando); enfim, havia demanda que justificasse aos empresários e centros de pesquisas das empresas investirem em “tecnologia”.
Todo este movimento acabou gerando o que a eValley denominou de Era Digital.
Então, o que seria Era Digital?
Clientes se tornam competidores e fiscalizadores, competidores se tornam parceiros, ciclos de vida de P&S e geografias novas, varejo no atacado, produtos massivos no luxo, produtos do luxo em mercado massivos, hi-low, novas empresas e novos P&S surgindo, consolidação, customização etc.
A Era Digital no mundo contemporâneo significa uma total inversão de papéis nos relacionamentos existentes. Seja dentro de uma empresa onde a ideia de um estagiário pode criar uma nova unidade de negócios; seja no relacionamento entre empresas e seus fornecedores onde uma multinacional pode se ver “na mão” de meia dúzia de “moleques” em uma Startup revolucionária; seja no relacionamento de competidores que se unem para entrar em novos países; seja no relacionamento de consumidores e empresas onde os clientes passam a ter o poder na mão ao, não somente na hora de escolherem suas marcas em um mar de informações e opções, darem voz a suas opiniões e influenciarem mundialmente outros consumidores etc etc etc. Os exemplos são inúmeros, mas o resultado é o mesmo: novos papéis em novas relações.
Era Digital no Brasil?
Neste contexto, convidamos todos na construção coletiva do que é ser Digital no Brasil. Para a eValley, é: uso de tecnologia (virtual, online, realtime, Big Data) para coleta, validação, análise e armazenamento para utilização de informações. Uso consciente, direcionado e sempre como um “meio” para um “fim”. E nestes tempos, o fim tem que envolver crescimento sustentável.
0 Comentários
Deixar uma resposta
Você deve estar logada para postar um comentário.