Escala e Tração – Case eManequim | #12 Virando Gente Grande

Escala e Tração – Case eManequim | #12 Virando Gente Grande

Escala e Tração – Case eManequim | #12 Virando Gente Grande

 

Neste 12º e último capítulo vamos abordar o tema escala e tração. É muito importante você, seus sócios e demais envolvidos conhecerem o ecossistema no qual estão inseridos, planejar, acompanhar, analisar e executar ajustando onde for necessário. Escala e tração: entender corretamente o que seu cliente / usuário / consumidor / parceiro valorizam, ou seja sua tração; e o que sua empresa está fazendo para comercializar de forma eficiente seu P&S, ou seja, sua escala.

Escala e Tração – Case eManequim | #12 Virando Gente Grande

 

Nesta série de 12 posts em forma de capítulos, iremos ilustrar de forma pragmática parte do rico conteúdo oferecido

pela eValley e pela Endeavor aos empreendedores brasileiros.

 

Como? Mostraremos o caso eManequim, StartUp criada por 4 jovens empreendedores brasileiros. Desde a sua ideia até sua tão sonhada e almejada escalabilidade com tração, contada na visão de Letícia, uma das sócias-fundadoras.

 

O texto em azul é a narrativa da Letícia e o texto em verde reflete os comentários e dicas da eValley.

 

Os capítulos 10, 11 e 12 refletem apenas a visão de Letícia e não contam mais com os comentários e dicas da eValley. Isto porque a eManequim adotou ajuda externa a partir do capítulo 10  e seu texto já reflete e incorpora estes comentários e dicas. 

18h45 do dia seguinte. Estávamos todos na mesma sala da noite anterior aguardando o Brian. Pontualmente às 19h00 ele entrou na sala, ofereceu novamente café/água e perguntou: “e aí? Decidiram?”

 

Vanessa tirou 2 vias do documento, já assinadas por nós com firma reconhecida. Brian sorriu e disse: “ótimo. Vamos começar já. Suponho que todos tenham 2hs de agenda. Já havia pedido lanches para nós. Rumo à Tração para gerar Escala!”

 

Após 3hs de discussão que na realidade foram de trabalho, tínhamos bem claro o que iríamos fazer nos próximos 30dias, 3 meses e 3 anos. Saímos com uma definição mais clara de 3 pontos que acabaram se tornando a base da eManequim :

1. Funcionograma – papéis e responsabilidades dos sócios. Adequado ao nosso Plano de Negócios, perfil profissional de cada um e expectativas de vida

2. Por que existimos? – o motivo pela qual a eManequim existe. Que necessidade queremos atender

3. Plano de Negócios – nosso guia mestre. Objetivo e que reflita direccionalmente nossa estratégia de atuação. Dinâmico e fácil de atualizar. Deve ser conhecido por todos na empresa como se estivesse tatuado em nossas peles, por isso deve ser simples. Estava organizado para elaborarmos 3 cenários: pessimista (se tudo desse errado), realista (o que estávamos seguindo) e otimista (carinhosamente apelidado de vamos dominar o mundo).

 

Saímos com um macro cronograma, super alinhado ao que montamos como nosso esqueleto de nosso plano de negócios. Refletia 3 anos de eManequim. Estava claro como atingiríamos escala. O plano de ações para tração estava bem descrito, com metas e responsáveis e bem estruturada. Tudo amarrado. Com planos de contingências, mapeamentos de riscos etc. O micro cronograma era referente aos nossos próximos 30dias de atividades, e estava contido e linkado com o macro cronograma! De processos a indicadores, Brian havia conseguido direcionar nossa energia para o que queríamos. E para o que de fato vai nos dar a escala de negócios, independente de investimentos! A Tração estava sob nossa gestão!

 

30 dias após os inícios de nossa parceria com Brian, intensos mas organizados e com resultados pragmáticos, tínhamos feito um turnaround na eManequim. Uma revolução. Focamos nossa atuação em calçados e acessórios para mulheres trabalhadoras de 21-50anos no Brasil. Era nossa Tração. Mantivemos as demais peças de vestuário, mas como “outros”. Ficamos com 3 produtos em nosso Portfolio: calçados, acessórios e outros. A gestão dos processos operacionais para “calçado e acessórios” era mais simples pois envolvia fornecedores nacionais. Além disso, o processo de embalagem para calçados era mais simples e barato. E não tínhamos problemas de devoluções por “caimento” como tínhamos com peças de vestuário. ‘Acessórios’ era mais simples e mais lucrativo. Isto porque nossos custos operacionais com estes itens eram muito baixos. E a recorrência de compra era maior do que qualquer outro item que trabalhávamos. Era nossa Escala. Não havia nada que não pudéssemos fazer. Estávamos organizados e focados, com um planejamento adequado e alinhado ao nosso Plano de Negócios. 

Quando completamos 3 meses de “renascimento”, Brian havia marcado uma comemoração oficial em um restaurante badalado. Tínhamos processos, indicadores, planos de ações, rotina para inovação, normas e procedimentos simples, plano de cursos de capacitação para os sócios etc. Agora sim, éramos um “Case de Sucesso para Tração e Escala em uma Startup”!!! Tínhamos Tração! Gestionávamos nossa Tração! E claro, como consequência, tínhamos Escala. Também conhecíamos o entorno competitivo em que estávamos inseridos e o papel da eManequim. Como sermos protagonistas. Entendi naquele momento a proposta simples feita pelo Brian quando o conhecemos: profissionalização. Passamos de 4 pessoas querendo empreender para 4 sócios profissionais. Evoluímos e crescemos além do que eu imaginava ser possível.

 

No final do jantar e comemoração, Brian falou que tinha uma surpresa para nós, mas que contaria durante o cafezinho no nosso QG. Continuávamos no quarto-escritório da Vanessa. Fomos todos curiosos para lá.

 

Assim que Vanessa e Benê serviram café para nós 5, Brian tirou de sua mochila de consultor (ele sempre andava com caderno, notebook, alguns papéis, que apelidamos de mochila de consultor) dois envelopes brancos. Um com o logo de uma holding internacional de “moda” e outro com o logo de um grande banco de investimentos.

 

Coruja, que havia virado nosso CEO/CTO, disse: “e sempre temos ‘o terceiro envelope’, que não está com você, que é seguirmos sozinhos. Sem parceiros ou investidores.”

 

Benê e Vanessa se olharam, nossos diretores comercial e de marketing respectivamente, e só riram. Eu, responsável por tudo que é administrativo e finanças, rapidamente peguei os envelopes da mão de Brian e ia abrir quando ele me interrompeu e disse: “independente da decisão de vocês, sonhem grande. Tenham metas impossíveis de alcançar mas que representem o sonho de vocês. Busquem sempre além do ideal e perfeito. Mantenham este clima que criamos neste momento para sempre.”