Um vendedor de sorvetes na praia? Uma manicure? Uma Startup? Sim. Qualquer negócio precisa de indicadores. Você consegue se imaginar dirigindo um carro ou pegando um ônibus em que não haja velocímetro? Você compraria um pote de maionese sem a validade impressa? Independente do que pode ser considerado ou não como indicador ou KPI (key performance indicator), o motivo de sua existência é simples: informar. E acredite, “feeling” ou “intuição” também precisam de indicadores. Sem informação não há como tomar uma decisão embasada, segura e objetiva. Informação para planejar e prever. Informação para monitorar e corrigir rotas. Informação para ter Plano B e Plano C no planejamento estratégico e comercial. Na Era Contemporânea Digital em que vivemos, informação é o que mais temos disponível. Como previu John Lennon em Imagine, estamos vivendo num mundo sem fronteiras. Tanto para produtos e serviços quanto para informação. E como não se perder neste emaranhado de informações e dados? Em primeiro lugar, VOCÊ empreendedor sabe mais do que ninguém qual a demanda que sua ideia/Startup irá atender. Em segundo lugar, VOCÊ empreendedor também sabe mais do que ninguém como funciona sua Startup. Portanto, VOCÊ empreendedor é o mais capacitado para escolher quais informações, na forma de indicadores ou KPIs, VOCÊ precisa para DORMIR todo dia tranquilo e ACORDAR todo dia e saber o que deve ser feito. E o que pode ser considerado um indicador ou KPI? Tendo em mente que ele serve para te informar rapidamente “o que está acontecendo”, seja criativo na montagem dos SEUS indicadores ou KPIs. Existem milhares de exemplos na Internet e na literatura teórica sobre o tema. Mas lembre-se sempre: Você está percebendo que o objetivo de um indicador KPI é facilitar a vida do gestor, seja ele um empreendedor ou um gerente de área ou um CEO. O indicador ou KPI existe para maior assertividade e economia de tempo no acompanhamento do seu negócio e no processo de tomada de decisões. É impossível prever quanto tempo você irá gastar para montar seus indicadores ou KPIs. Dica: comece com os mais simples pois o mais importante é ter a cultura e o traquejo de acompanhar indicadores ou KPIs. Mais simples: cumprimento de suas vendas, cumprimento dos seus gastos planejados, cumprimento no número de visitas agendas a parceiros (clientes, fornecedores e/ou investidores) e inflação/inadimplência. Com o tempo, você irá naturalmente perceber quais indicadores ou KPIs você precisa acompanhar e como utilizá-los para seu processo de tomada de decisões. O uso de indicadores ou KPIs é um processo continuo de aprendizado: planeje periodos específicos para rever seus indicadores ou KPIs: continuam atuais e relevantes ou precisam ser substituídos ou adaptados? Dica final: sabendo que não existe “receita de bolo” para indicadores ou KPIs, se você gastar mais de 01h00 pensando em quais indicadores você precisa… pare e repense! Comece a usar os mais simples por 01 semana e vá adpatando. Se gastar mais de 01h00 para atualizar seus indicadores ou KPIs… pare e repense! Os indicadores ou KPIs servem para economizar tempo e não ser um fim para si mesmo.Indicadores para Startups? Indicadores para Startups!!!
O dia na vida de um empreendedor deveria ter mais do que 24hs. Óbvio? Vamos ser conservadores e subtrair 8hs para “coisas supérfulas”: dormir, tomar banho, comer, socializar… Das 14hs que restaram, estamos querendo convencer o empreendedor a gastar seu tempo com indicadores ou KPIs?
SIM! Qualquer negócio precisa de indicadores!!!
Informar? Decidir!
Ganhe tempo!
i. O indicador ou KPI deve ser fácil de montar e atualizar (ex: Cumprimento do Plano Comercial = vendas real / vendas planejadas)
ii. O indicador ou KPI deve te dar uma informação “na hora” (ex: 80% de cumprimento do Plano Comercial)
iii. O indicador ou KPI deve possibilitar a tomada de uma decisão ou ação (ex: rever rotas de venda para cumprimento do Plano Comercial)
iv: Dica: não tenha mais do que 07 indicadores ou KPIs. Tenha pelo menos 01 indicador ou KPI externo à sua empresa pois você está imerso em um ecossistema de mercado em que há atores externos à sua Startups (ex: competidores, fornecedores, clientes, pareceiros, governo, reguladores, assoiações etc). Por exemplo, o nivel de inadimplência Serasa pode te ajudar a calibrar a agressividade do seu Plano Comercial. Outro exemplo seria utilizar dados da Anatel referente a Internet e eCommerce para calibrar suas ações de posicionamento e vendas. Ou utilizar dados selecionados do Google Analytics para calibrar seus esforços de SEOObservação
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