Inovação

Inovação

O que é Inovação?

Inovação é uma nova ideia, método ou objeto, que pouco se parece com padrões anteriores. A palavra inovação é derivada do termo latino “innovare”, de IN “em” + NOVARE “tornar novo”. A Era Digital trouxe novamente este tema para discussão o mundo dos negócios

Como a inovação está presente no nosso dia a dia?

A princípio, a inovação parece estar presente em quase toda a atividade humana e não somente para fins de “negócios”, já que somos dotados de inteligência e de livre arbítrio para guiar todas as nossa ações e condutas. Assim, inovamos ao longo do tempo, possibilitando a evolução da nossa sociedade. Faz parte de ser Humano.

Um simples exemplo de inovação no nosso dia a dia, foi a evolução da escrita e do fogo.

E como a inovação está presente no dia a dia das empresas?

É fácil…a base para a longevidade de qualquer empresa é a inovação. Não existe nenhum produto ou serviço, que atenda a uma necessidade do cliente, que não tenha evoluído ao longo de seu ciclo de vida. Não é a toa que existe farto material disponível sobre o tema.

E para que as empresas continuem atuando com boa performance e liderando seu mercado, é fundamental sim que inovem seus produtos & serviços, mas também processos e pessoas (clima e gestão), construindo assim novas soluções completas (“turn key”) ou soluções melhores do que as opções existentes para satisfazer e superar as necessidades dos consumidores.

Mas para quem pensa que inovar requer apenas investimento financeiro está enganado! Inovar, além de fazer algo novo visando resultados inéditos, é também fazer diferente algo que já fazemos no dia-a-dia, visando maior eficiência, produtividade e redução de custos. É um mindset (modelo mental) muito mais complexo e completo do que pensar em produto ou serviço.

Dicas para uma empresa ter sucesso com Inovação

  1. O sucesso de uma inovação depende 100% da sua ligação com a estratégia global da empresa;
  2.  Colha informações qualitativas e quantitativas de mercado, informações internas da empresa, estude e analise o mercado, o consumidor, o concorrente e seu comportamento, afim de que tenha informações necessárias para entender os diferentes tipos de novidades do mercado e de como se encaixam nas táticas do seu negócio;
  3. Com base no estudo acima, traduza em produto ou serviço as necessidades do inconsciente coletivo;
  4. Lance no momento certo;
  5. Construa algo que o consumidor perceba o valor;
  6. Engaje seus colaboradores na estratégia de inovação;
  7. Faça uma contínua experimentação e adaptação de uma nova ideia.

Parece óbvio? Mas você usa e aplica?

Conheça alguns fatos que impulsionaram a Inovação

Com a globalização iniciada na década de 1980, o mercado financeiro mundial possibilitou o livre comercio entre os países, onde os produtos nacionais não dominavam mais seus consumidores locais nem estavam protegidos por barreiras governamentais ou políticas comerciais protecionistas, uma vez que concorrentes internacionais entravam no seu mercado e ampliavam o leque de opções de compra.

A “Era Digital” está representando uma geração que acelera ainda mais a inovação, quebrando todas as barreias entre os diversos tipos de dados e informações em tempo real. Informações tanto para o empreendedor (seus concorrentes, consumidores, novos mercados, tendências, P&S), quanto para o consumidor se informar de tudo o que está acontecendo pelo mundo, tendências, consumo, etc

O crescimento deste novo “tipo de demanda” também impulsionou a inovação, uma vez que houve aumento no número desses consumidores.

Em resumo

Estamos vivendo numa Era onde temos consumidores mais inteligentes e exigentes, com acesso ilimitado as informações, o que os empodera na sua compra e o faz exigir excelência na performance dos P&S. Valor real percebido.

Para atender a esta demanda é fundamental que as empresas inovem constantemente com sucesso.

“Inova-se quando se otimiza um processo, cria-se uma forma de reduzir custos e desperdício, contrata-se uma pessoa para fazer mais eficazmente o trabalho de duas pessoas e se renegocia um contrato com um fornecedor de forma que ambas as partes saiam ganhando. O campo da inovação é vasto demais para ficar limitado apenas aos departamentos de pesquisa de produtos; ele deve ser estimulado em todos os níveis da organização.” (Professor Marcos Hashimoto)

Para quem quiser entender melhor sobre inovação, conheça as empresas: APPLE, GOOGLE, Industria Automobilística e de Telefonia celular.