Informação. O primeiro passo para iniciar a análise dos dados é planejar. Antes de começar a coletar, tenha claro
o objetivo do que está sendo feito. Ou seja:
1. Defina a hipótese/conclusão
que você deseja obter com sua análise Ex: nosso grupo quer analisar a demanda atual e futura para seu Plano de Marketing e Plano Comercial
– Qualquer demanda pode ser expressa em números para seu produto/serviço. E no mínimo, deve contemplar um período de 10 anos. Neste caso de 2010 a 2020
– Letícia precisa ter claro qual a demanda total para sua Startup: quantidade de mulheres de 21 a 50 anos, no mercado de trabalho, que compre vestuário por meio de e-commerce. De 2010 a 2015, dados reais. De 2015 a 2020,
03 cenários (realista, pessimista, otimista). Como ainda não definiu seu modelo de receitas, precisa coletar informações sobre ticket-médio e quantidade de
compras por cliente por mês. Elementos para um Plano de Marketing e Plano Comercial. Letícia, por sua experiência profissional, deve ser a responsável
por este parte
– Definido este universo, ela pode coletar informações qualitativas sobre seu público-alvo: buscar no “google”
palavras-chave sobre e-commerce, moda feminina, moda no Brasil etc. Aqui, Vanessa deveria ser a responsável por esta coleta, com ajuda do Coruja
– Tenha claro durante todo este processo, o tempo e energia que estão sendo gastos. É importante estabelecer um prazo. Sugestão: 40horas. Neste momento, “Pareto” ou “Need vs Nice” é o mindset
que deve imperar no grupo. Ou seja, informações mínimas e direcionalmente corretas.
Exemplo: são 200milhões de brasileiros, dos quais 22,5% são mulheres que trabalham no mercado
formal/informal. Destas 45milhões, 64% são e-consumidoras. Ou seja, o mercado máximo para Letícia, Benê, Vanessa e Coruja é de 28,8milhões de clientes em 2015.
Estes são os valores a serem considerados no Plano de Marketing e Plano Comercial. Como premissas máximas de 100% de Market-share. R$15Bi que eles levantaram pode representar o total do setor no Brasil, incluindo B2B e homens.