Todos conhecem pelo menos alguma música do Raul Seixas. Porém, nem todos perceberam que suas letras contém a essência e o espírito da Era Digital: transformação. Seja por alteração no ambiente externo (novos produtos e serviços, novas empresas, novas features, novos APPs) ou seja por uma evolução do ambiente interno (“eu” adquiri mais conhecimento, evoluindo o “meu jeito de pensar e de ver as coisas”). Os ciclos de vida das “coisas” se reduziu. Podendo esta “coisa” ser uma informação/notícia ou um novo smartphone/feature ou uma nova empresa. Seu Plano de Negócios, Plano Comercial, Plano de Vendas, Plano de Marketing, enfim seu Planejamento, inclui esta variável? Mapeie adequadamente estas variáveis que podem alterar seu ambiente externo e/ou interno. Analise corretamente possíveis cenários além do que está contido nos seus planos, traçando plano A, plano B etc. Esteja preparado!
Raul Seixas utiliza o “eu” como tema central de suas histórias. A visão do mundo e da vida sobre a perspectiva do “eu”, exterior e interior. Os conflitos do “eu”. A evolução deste “eu”. Nós, consumidores da Era Digital, temos o “eu” como tema central de nossas compra. A “minha” necessidade que cada produto ou serviço tem de atender. A demanda do “eu”. Inúmeros exemplos permitidos por esta revolução digital: meu celular, meu carro, meu blog, minha mídia social, meu vestuário etc. Tudo personalizado para “eu”. Portanto, as pessoas do seu entorno competitivo (seus stakeholders) possuem este espírito. Seus sócios, seus gestores, seus parceiros, seus colaboradores, seus fornecedores, seus consumidores etc. Esteja preparado!
Direito a mudar de opinião. Direito a evoluir. Direito este que veio com o acesso a informação que a Era Digital permitiu, continua permitindo e vai permitir cada vez mais de uma forma exponencial nunca imaginada. Este é seu consumidor. Trate ele com inteligência e respeito, pois o ambiente digital está evoluindo para permitir que ele seja consumidor + auditor + divulgador + apoiador + “novos papéis etc”. Incorpore na filosofia geral de sua empresa esta forma de enxergar e tratar seu cliente. Como afirmou Paul Bruce Dickinson: as empresas devem buscar “fãs” e não “clientes/consumidores”.
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