Sócios, estruturando a ideia – Case eManequim | #01 Introdução
Neste 1º capítulo vamos abordar a importância da formação de uma boa equipe, a união de bons profissionais e não uma reunião de amigos. É essencial ter isso em mente quando for escolher os sócios ou candidatos a sócios de sua Startup.
Sócios, estruturando a ideia – CASE: eManequim | #01 Introdução
Nesta série de 12 posts em forma de capítulos, iremos ilustrar de forma pragmática parte do rico conteúdo oferecido
pela eValley e pela Endeavor aos empreendedores brasileiros.
Como? Mostraremos o caso eManequim, StartUp criada por 4 jovens empreendedores brasileiros. Desde a sua ideia até sua tão sonhada e almejada escalabilidade com tração, contada na visão de Letícia, uma das sócias-fundadoras.
O texto em azul é a narrativa da Letícia e o texto em verde reflete os comentários e dicas da eValley.
Prezados Empreendedores e Empreendedoras,
Vamos contar a trajetória de nossa Startup, desde a sua concepção até o momento atual – Ultrapassando o Vale da Morte.
De forma pragmática vamos narrar os acertos e os erros que cometemos e que serviram de aprendizado para encontrarmos “sócios” tração e iniciarmos a nossa Escalada. Esperamos que nossas experiências possam ajudar mais empreendedores. Os assuntos abordados passam rapidamente por diversos pontos que se minimamente planejados e aplicados, teriam nos economizado muito tempo e para uma Startup, saber administrar seu tempo é tão importante quanto deixar explícito o papel exato de cada um dos sócios, possuir um contrato claro e definido, ter um planejamento estratégico, conhecer o próprio mercado e fatores externos, saber as forças e fraquezas, ser Lean, criar as hipóteses corretas para desenvolver um MVP, manter o foco no cliente, conhecer processos, ter objetivos e metas, etc.
Obviamente esta não é a chave para o sucesso, mas é um roteiro que pode ajudar a evitar alguns desastres.
Letícia – Sócia-fundadora eManequim
Depois de 3 anos trabalhando como estilista assistente em uma confecção de roupas sociais femininas no Bom Retiro, meu amigo Benê reparou que suas criações já representavam aproximadamente 30% das vendas do atacado. Algumas peças desenhadas por ele quebraram as barreiras do mundo físico e são vendidas para pequenas lojas físicas e online.
O lançamento de qualquer negócio, incluindo sua Startup, deve atender a uma necessidade de alguém disposto a pagar por ter este desejo atendido. Quer ele já exista ou será criado. Nosso grupo, Leticia e seus sócios, está fundando a Startup baseado nesta premissa.
Em sua visão, este sucesso é reflexo dos artigos que escreveu no blog da Vanessa, sua amiga e ex-colega de faculdade. A confiança gerada pela amizade dos dois e pelo sucesso da Vanessa que até então vivia de posts e anúncios no seu Site e nas Redes Sociais, a tornaram a candidata ideal para uma nova sócia.
Escolha dos Sócios – a amizade é importante para criação de um bom ambiente de trabalho, MAS NÃO É fundamental para uma ideia virar Startup. Ter compatibilidade profissional é o fator crítico de sucesso para que bons empreendedores consigam trabalhar juntos, onde a soma das forças e habilidades de cada um gera um “Q” a mais: (1+1)Q=2Q, onde Q >1.
Uma boa equipe é a união de bons profissionais e não uma reunião de amigos.
Tenha isso em mente quando olhar para os sócios ou candidatos a sócios de sua Startup.
Até o ano passado trabalhei no Marketing de uma multinacional da indústria do vestuário, fui a responsável pelo lançamento de coleções e como consequência do meu trabalho tive acesso a vários indicadores da indústria da moda. Nossas ações de Marketing foram e ainda são responsáveis pelo aumento do faturamento em quase 206% nos últimos 2 anos. Em um mercado de 150bi de Reais, estes números representavam apenas 0,02% da fatia do bolo mas, na prática saímos de um faturamento anual de pouco mais de R$ 100MM para R$ 302MM.
O primo “Coruja“ – noites e madrugadas programando. Benê por diversas vezes falou do tal do primo dele, o Coruja. Resumidamente o rapaz é o que posso denominar de Geek. Desta vez o garoto desenvolveu uma plataforma que “analisa” qualquer imagem digital e extrai as medidas exatas dos objetos e este era o seu trabalho de conclusão de curso. Com a câmera de um Notebook é possível tirar fotos de uma TV, por exemplo, e o sistema em segundos retorna a informação das dimensões exatas da TV, ou seja, 114cm de largura por 73cm de altura.
O convite – Vanessa e Benê já conversavam sobre trabalharem juntos havia tempos como sócios de uma Startup. Os conteúdos criados pelos dois atraiam um tráfego considerável. Logo que ouviu sobre a invenção do Coruja, a Vanessa teve a idéia de fazer mais do que os posts de moda e anúncios que ela já tinha. A Startup que idealizou venderia online, roupas exclusivas de acordo com as medidas e formatos das clientes.Benê seria o responsável pelo design de produtos e da área comercial, ela, óbviamente a CEO. Faltava conversarem com o gênio de TI e alguém do Marketing para auxiliar alavancar as vendas, no caso seria eu.
De início não me vi participando da empreitada e nem achei a ideia tão genial. Eu até poderia ajudá-los mas, não me dedicaria “full-time“ à Startup, mesmo como uma das sócias fundadoras.
Logo estávamos nos reunindo 1 vez por semana e em pouco tempo o que parecia ser uma ideia banal começou a fazer sentido para os 4 sócios da Startup eManequim.
PENSE!!!
1) Todos os sócios compartilham da mesma ética de trabalho?
2) Todos os sócios possuem o mesmo entendimento da Startup (objetivos, missão, produto e serviço, metas, cronogramas, papéis e responsabilidades etc)?
3) Todos os sócios conseguem conviver no dia-a-dia com os hábitos, personalidade e estilos de trabalho de cada um?
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Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando
Endeavor – Líderes Complementares
Alexandre Hatae – eValley Digital Consultants