Startups

eValley Startups

eValley Startups – Profissionalizando Startups

Nosso motivo de existência é simples: FLIP das Startups via a profissionalização de seus gestores e processos.
* FLIP = Startup “virou”

Mas o que a eValley faz para uma Startup se tornar Profissional e Nascer Certo?

Nós trazemos a experiência e metodologia da consultoria de alta gestão para o mundo das Startups: cada cliente-Startup é um “projeto” cujo resultado final almejado é o “FLIP” da Startup.

Como?

Não existe receita de bolo para o sucesso de uma Startup. Assim como não existe um “projeto Startup” igual ao outro. Portanto, nossa metodologia sempre é adaptada caso-a-caso. O que todos os nossos “projetos Startups” tem em comum: FLIP como resultado final

Os sócios da eValley sempre participam diretamente de todos os “projetos Startups” como co-gestores, colocando a “mão na massa”. Durante o “projeto Startup”, os sócios se tornam “funcionários” com uma missão: FLIP da Startup.

 

PARA LHE AJUDAR, PREPARAMOS AS 05 PERGUNTAS ABAIXO PARA VOCÊ REFLETIR SOBRE SUA IDEIA/STARTUP

i. Você tem um Plano de Negócios dinâmico, objetivo e engajado por todos?

Dinâmico: documento guia e mutável (“não-escrito em pedra”). Deve conter pontos-chaves que acompanham a evolução do entorno competitivo e stakeholders
Objetivo: escrito de forma simples e objetiva, sem margens para dupla-interpretação e de fácil compreensão
Engajado: deve guiar e inspirar todos, compreendido e não decorado
Todos: seguida por todos os colaboradores diretos e indiretos da Startup

ii. Você tem uma Estratégia de P&S, contemplando MVPs adequadamente planejados?

Estratégia de P&S (Produtos & Serviços): mercado claro e definido (público-alvo e entorno competitivo), com variáveis mapeadas e analisadas, Planejamento e  Cronograma documentados e baseados em cenários do seu Modelo de Receitas
MVPs: sim, no plural. Teste adequadamente suas hipóteses de mercado

iii. Seu Plano Comercial / Plano de Vendas / Plano de Comunicação / Plano de Marketing contempla cenários do seu entorno competitivo?

Plano Comercial (…): modelo de receitas, projeção de lucratividade e retorno (EBITDA / ROI / Payback). Deve conter planos de ações para diferentes cenários
Cenários: mapeie, analise e monitore corretamente as variáveis do seu modelo de receitas
Entorno Competitivo: todos os atores diretos e indiretos que possam afetar sua Startup e seu Negócio

iv. Seu clima organizacional / ambiente interno / regras de convivência permite alavancar o “copo 1/2 cheio“?

Clima Organizacional (…): escrito (normas, procedimentos, regras, processos etc) vs. praticado (dia-a-dia)
Copo 1/2 Cheio: crie e inove, não solucione problemas

v. Você tem claro as alavancas de FLIP?

Alavancas: foco mercadológico, aporte de capital, parceiros estratégicos, tecnologia, regulamentação etc
FLIP: tração e escalabilidade. Você deixa de ser cliente eValley Startups e passa a ser cliente eValley Gestão Digital

Saiba Mais!!!

Lançando & Fortalecendo Startups Digitais

Alavancando Tração & Escalabilidade 

Angel Investor, Aceleradora, Incubadora, Parceiro etc. O nome não importa. O objetivo é o mesmo: obter o SIM para lançar e fortalecer Startups Digitais brasileiras.

Utilizamos nossa experiência em consultoria de alta gestão para garantir 100% de sucesso na profissionalização de nossos clientes-startups. Preparo do time interno com busca de oportunidade externa.

Só encerramos nossos projetos eValley Startups quando conseguimos o SIM da tração e escalabilidade de nossos clientes-startups, seja por uso eficiente e planejado dos recursos atuais e/ou busca por investidores para alavancar o atual plano de negócios.

Como?
Estudamos e discutimos com nossos clientes o estágio atual de suas Startups e o SIM que falta para ganharem a tão sonhada tração para escalabilidade. Agregamos nosso conhecimento do mercado e práticas Digitais para a discussão, e assim traçamos potenciais cenários e hipóteses. Somente então, adaptamos nossas metodologias para elaboração e/ou ajuste do Plano de Negócios:
– detalhamento sobre o entorno competitivo e ecossistema em que a Startup está inserida: fatores que influenciam e devem ser monitorados, shareholders, competidores, substitutos, aspectos legais entre outros para a construção de cenários de oferta e demanda quantitativamente e qualitativamente
– detalhamento do plano comercial e cronograma da Startup: menu de opções estratégicas para crescimento sustentável, BSC ou indicadores principais, economics entre outros para a construção de plano de ações dinâmico e flexível, incluindo MVP
– valuation: construção e detalhamento do fluxo de caixa da empresa, incluindo elaboração de cenários e projeções baseadas nos itens acima, para elaboração da Avaliação de Valor da Startup
– outros: “KIT para RoadShow”: apresentações, documentos, mídia, aspectos legais e demais itens para reuniões com o mercado. Seja investidores ou parceiros comerciais. Acompanhamos nossos clientes em reuniões com o mercado. O nível de envolvimento é combinado caso-a-caso, de acordo com o estágio, perfil e necessidade do time da Startup. Outras análises e processos específicas e complementares etc

Seja para B2C, B2B ou B2B2C, ajudamos nossos clientes-startups na criação conjunta de uma base interna sustentável para busca externa de tração para escalabilidade. Internamente, construímos processos, controles e indicadores para um planejamento de negócios e comercial detalhado e flexível ao mercado. Externamente, ajudamos desde a definição do uso adequado e eficiente de recursos já existentes para transformarmos MVPs em empresas até a estruturação para busca de um parceiro financeiro para alavancar e acelerar um plano de negócios.