No capítulo anterior, vimos que avaliação do valor intrínseco de um ativo de uma empresa está relacionado com a sua capacidade de geração de caixa, crescimento esperado e incertezas associadas a esta geração de caixa. Em continuação ao tema ‘Valuation’, neste capitulo abordaremos a avaliação do valor relativo de um ativo de uma empresa…
Na avaliação relativa de uma empresa, avalia-se o ativo com base em como os ativos semelhantes são precificados no mercado. Esta avaliação pode ser feita com menos informações e mais rapidez que a avaliação intrínseca, além de ser mais tendente a refletir o temperamento do mercado no momento. Por exemplo, uma empresa em crescimento acelerado deve ser negociada a preço superior ao de outra empresa no mesmo setor que apresente crescimento mais lento.
Encontrar ativos comparáveis que são precificados pelo mercado; Ampliar os preços de mercado até uma variável comum, para gerar preços padronizados que sejam comparáveis entre os diferentes ativos; Ao comparar os valores padronizados, fazer ajustes para compensar as diferenças entre os ativos.
Quando se encontram ações de diferentes empresas negociadas em bolsa de valores, o preço por ação de uma empresa é função tanto do patrimônio líquido tanto, quanto do número de ações em circulação. Para comparar os preços de empresas semelhantes do mercado, o valor de mercado de uma empresa pode ser padronizado em relação ao lucro por ação, ao valor contábil, a geração de receita ou a um indicador especifico de empresa ou setor. Para estimar o valor de mercado tem-se 3 opções: Valor de mercado do patrimônio líquido: o preço por ação ou capitalização do mercado;
Valor de mercado da empresa: a soma das dívidas mais capital próprio. Valor de mercado dos ativos operacionais ou valor do empreendimento: soma das dívidas e do capital próprio menos o valor do caixa Ao medir o lucro e valor contábil de uma empresa, é possível adotar a perspectiva apenas dos investidores em capital próprio e de terceiros. Assim, o lucro por ação e o lucro líquido são resultados para o patrimônio líquido, capital de terceiros e capital próprio.
O capital próprio dos acionistas no balanço patrimonial é o valor contábil do patrimônio líquido, o valor contábil inclui as dívidas e o valor do capital investido é esse valor contábil menos o caixa. Podem ser estimados vários índices para ter ideia do valor de mercado dos ativos operacionais em relação ao caixa gerado pelas operações, desta forma, a razão básica para a padronização não muda ao se comprar esses números entre empresas. Saiba alguns itens básicos para utilizar os múltiplos com sabedoria e detectar abusos a mão alheia: analisar a consistência no seu numerador e denominador para concluir analise de variáveis determinantes de seus valores; verificação de suas características distributivas, e o uso dele na comparação entre as empresas.
Para comparação entre empresas, é preciso tomar cuidado, pois diferenças nas normas contábeis e adoção de diferentes critérios discricionários podem resultar em discrepância de valores. E ao se utilizar múltiplos como medida de comparação entre empresas, é preciso considerar a mediana entre elas ao invés da media, para não se ter grandes distorções dos números. Embora o atrativo dos múltiplos seja simples, o segredo de usa-los com sabedoria continua sendo encontrar empresas comparáveis e fazer ajustes pelas diferenças entre elas, em termos de geração de caixa, crescimento e risco. Cada múltiplo é determinado por muitas variáveis, mas a única variável dominante é a acompanhante, pois quando se trata de explicar cada múltiplo, ela é fundamental para identificar ações subavaliadas e sobre avaliadas.
Os múltiplos tendem a ser usados em confronto com empresas comparáveis para determinar seu valor. As empresas comparáveis, são aquelas com capacidade de geração de caixa, potencial de crescimento e riscos semelhantes. Conclusão Embora a avalição relativa seja mais rápida e fácil do que a avaliação intrínseca, e tenda a refletir o momento atual do mercado, por outro lado, ela contém menos informações para análise, e é menos duradoura que a intrínseca e pode mudar seus números drasticamente em poucos meses. Por exemplo, ao avaliar sua empresa farmacêutica, você fará uma avaliação de fora para dentro da empresa, considerando as empresas de outros setores de atividades do mercado que se assemelham com a sua e utilizará a mediana das taxas entre elas, para projetar a geração de caixa, crescimento e risco.
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