Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando SUP

Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando SUP

Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando SUP

 

Neste 2º capítulo vamos abordar a importância de elaborar o plano de negócios. O plano de negócios é o documento mais importante de qualquer empresa, pois expressa o motivo de sua existência, de como se pretende evoluir ao longo dos anos.

Mas é importante lembrar que o objetivo desta ferramenta é facilitar e servir de apoio ao seu trabalho. Todas as ferramentas de gestão devem ser vistas como um “meio” e não um “fim”.

Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando SUP

 

Nesta série de 12 posts em forma de capítulos, iremos ilustrar de forma pragmática parte do rico conteúdo oferecido

pela eValley e pela Endeavor aos empreendedores brasileiros.

 

Como? Mostraremos o caso eManequim, StartUp criada por 4 jovens empreendedores brasileiros. Desde a sua ideia até sua tão sonhada e almejada escalabilidade com tração, contada na visão de Letícia, uma das sócias-fundadoras.

 

O texto em azul é a narrativa da Letícia e o texto em verde reflete os comentários e dicas da eValley.

Sábado, na casa da Vanessa, estávamos todos no horário combinado para iniciarmos nossa Startup. 

O CEO é o responsável por direcionar a empresa como um todo. Além de ser o “dono” do Plano de Negócios e dos números, tem que ter conhecimento de todas as áreas, processos, produtos e serviços da Startup. Não é especialista em todos os temas, mas precisa saber trabalhar com muitas informações ao mesmo tempo priorizando e delegando as ações da empresa. Portanto, a escolha “CEO” (espécie de porta-voz da Startup) deve levar em conta estas características. O correto neste caso seria os 4 sócios gastarem 30min descrevendo seu currículo: formação, experiência, desejos aspiracionais com a Startup etc. Desta forma, a informação sobre as expectativas e know-how de cada um fica nivelado entre todos. E desde o princípio deve ficar claro responsáveis individuais para cada tema considerado importante.  

Como era logo após o almoço, iniciamos a discussão com um bom café. Por ser a única “empreendedora” (todos éramos CLT), elegemos a Vanessa como CEO da Startup. Eu e o Benê trouxemos diversos materiais sobre Startups (Internet, do mercado, e eu da minha faculdade) . Elegemos o Plano de Negócios como o passo inicial de nossa Startup. 

O Plano de Negócios é o documento mais importante de qualquer empresa, seja Startup ou multinacional. Seja de Produtos ou de Serviços. Seja ONG, governo ou corporativo. Ele expressa o motivo de existência da empresa e como ela pretende evoluir ao longo dos anos, seus colaboradores, o mercado, o governo e demais atores da sociedade. E como a empresa está inserido em um ambiente em transformação e evolução, o Plano de Negócios é dinâmico. E pode conter ferramentas como Porter, SWOT etc.

Por exemplo, para esta primeira reunião de nivelamento de conhecimento, poderiam ter utilizado a Matriz de Porter:

– Competidores: neste caso, sem a definição clara do produto ou serviço, podemos dizer que seriam “produtos e serviços eletrônicos para vestuário feminino”. Ex: Renner, C&A, Dafiti, Privalia, blogs etc

– Regulador/Legal: ABNT, Anatel, e-commerce no Brasil (venda e logística)

– Substitutos: auto confecção, Fitiquette

etc

Benê expos rapidamente para Vanessa e Coruja o conceito básico de um Plano de Negócios:

01. Sumário Executivo: resumo  da empresa, seu mercado (demanda), seu entorno (competidores, fornecedores, reguladores etc), equipe e informações financeiras.

02. História da empresa: surgimento, sócios

03. Produto/Serviço: descrição, precificação, diferencial competitivo, fragilidades, ciclo de vida, modelo de receitas, necessidade/demanda que atende diretamente e indiretamente

04. Mercado: descrição geral de todos os seus Stakeholders (Matriz de Porter); descrição da cadeia produtiva ou cadeia de valor

 – Demanda: descrição, tamanho, racional de funcionamento, segmentações

– Oferta: competidores diretos e indiretos, novos entrantes, produtos/serviços substitutos

– Outros: fornecedores, parcerias, governo, regulador, legislação etc

05. Plano Comercial / Plano de Marketing: cronograma das ações e metas para comercializar o Produto

06. Operações: como funciona a empresa

07. Equipe: descrição dos papéis e responsabilidades de cada membro da equipe

08. Análise Financeira: histórico, projeções, fluxo de caixa (receitas, opex e capex – elementos que permitem o Valuation  ou Avaliação de Valor da Startup)

Portanto, neste caso, Benê ou Letícia deveriam ter enviado um material simples e introdutório para Vanessa e Coruja sobre o que é o “Plano de Negócios”. É impossível neste momento, em uma reunião de 6hs, todos terem as informações necessárias para a construção de um Plano de Negócios. 

Imediatamente passamos a discutir o sumário, pois seria o resumo de tudo que iríamos coletar para detalhar nosso Plano de Negócios.

“E o nome?” indagou Coruja. Todos
paramos e, de fato, não tínhamos pensado em um nome. “Não poderia ser ‘
olhodacoruja’?” brincou. Não sei se era porque já fazia 03hs que estávamos discutindo, mas Benê começou a discutir com seu primo: “P… Coruja. Leva a sério. Vamos revolucionar o mundo com seu nome no meio?”. A partir daí, ficamos 01hs discutindo nomes (diria brigando) e não chegamos a nenhum consenso de nome. E pior, nada do Plano de Negócios. Resolvemos pedir pizza e voltar ao sumário executivo do nosso Plano de Negócios.

– Empresa vai ofertar um produto/serviço para os consumidores conseguirem bater uma foto e ter
automaticamente suas medidas reais. Será ofertado via aplicativo e também via site, que também será um portal de conteúdo de moda para atrair consumidores
para este produto

– Empresa vai ofertar um produto/serviço para as confecções conseguirem adaptar suas fotos para o
tamanho dos consumidores que tiverem suas medidas tiradas pelo produto/serviço acima para venda via e-commerce

– Tecnologia: sobreposição de imagem. A peça a ser comprada será disponibilizada em diversas fotos de

tamanhos diferentes que poderão ser “arrastadas” para cima da foto do comprador

O Sumário Executivo do Plano de Negócios, como qualquer sumário ou resumo, deveria ser a última coisa a ser trabalhada pelo nosso grupo.

 

Assim como em nosso caso, no geral os empreendedores tem claro “o” produto ou serviço para atender uma demanda, existente ou a ser criada.

i. Deixe claro entre todos os sócios, de forma objetiva e escrita, o que é o Produto ou Serviço

ii. Defina claramente o mercado que terá sua necessidade atendida. Descreva seu consumidor alvo, que no nosso caso: mulheres entre 21 a 50 anos, no mercado de trabalho, que compre vestuário por meio de e-commerce

iii. Busque informações, na Internet, sobre o tamanho deste mercado. Quem já atende ele. Como ele funciona. Utilize sites considerados respeitados no mercado que você irá atuar. Para a Letícia: pesquisar no IBGE a quantidade de mulheres, na maior quebra de faixa etária que ela encontrar, por estado, de 2000 a 2020. Do ano que ela encontrar a informação, multiplique por 2-3% ao ano e projete até 2020. Como forma de confrontar os dados (nunca utilize somente uma fonte de informação), ela deveria entrar no site da Anatel e buscar informações sobre acesso a Internet pelas mulheres: quantidade e forma (computador ou smartphone).

iv. Tenha uma visão realista do tamanho do seu mercado atual e futuro (demanda). Construa no mínimo 03 cenários para que você possa construir o Plano B, Plano C etc do seu Plano Comercial.

v. Neste momento, na maturação da ideia, é importante o tamanho do mercado (demanda) e quem já atende (oferta, seus competidores). Qualquer informação a mais, é “nice to know”. Para quem vai você vai atender e contra quem você vai competir é o “need to know” neste momento.

vi. Letícia deve estabelecer claramente o que espera de cada um “ao dividir os capítulos do Plano de Negócios”. 

Dividimos os outros capítulos do Plano de Negócios entre nós e marcamos de nos encontrar em 1 semana:

– Vanessa: CEO, mercado, tendências

Benê: Comercial

– Coruja: CTO

– Letícia: Marketing e Finanças

 

Tínhamos estruturado nossa Startup!!!

Estruturar a Startup, além da divisão de temas feita pelo nosso grupo, é definir papéis e responsabilidades. Elaborar um macro cronograma para ter um Plano de Negócios direcional neste momento, que deve ser atualizado após o MVP. Mapear claramente as competências técnicas não cobertas pelos sócios.

 

 

Lembre-se de ser pragmático na construção do seu Plano de Negócios para sua Startup pois o objetivo desta ferramenta é facilitar e servir de apoio ao seu trabalho. Todas as ferramentas de gestão devem ser vistas como um “meio” e não um “fim”. Você não está fazendo um trabalho teórico de faculdade e sim um guia para lhe ajudar a organizar e estruturar toda a informação de sua Startup. Documentar riscos e processos. Em resumo, ele deve ser visto como seu Plano A, Plano B e Plano C. Ou seja, se tudo acontecer conforme você gostaria, você executa seu Plano A. Se algo der errado, execute o Plano B. E se tudo acontecer da maneira oposta ao que você previa, execute o Plano C.