A princípio, a inovação parece estar presente em quase toda a atividade humana e não somente para fins de “negócios”, já que somos dotados de inteligência e de livre arbítrio para guiar todas as nossa ações e condutas. Assim, inovamos ao longo do tempo, possibilitando a evolução da nossa sociedade. Faz parte de ser Humano.
Um simples exemplo de inovação no nosso dia a dia, foi a evolução da escrita e do fogo.
É fácil…a base para a longevidade de qualquer empresa é a inovação. Não existe nenhum produto ou serviço, que atenda a uma necessidade do cliente, que não tenha evoluído ao longo de seu ciclo de vida. Não é a toa que existe farto material disponível sobre o tema.
E para que as empresas continuem atuando com boa performance e liderando seu mercado, é fundamental sim que inovem seus produtos & serviços, mas também processos e pessoas (clima e gestão), construindo assim novas soluções completas (“turn key”) ou soluções melhores do que as opções existentes para satisfazer e superar as necessidades dos consumidores.
Mas para quem pensa que inovar requer apenas investimento financeiro está enganado! Inovar, além de fazer algo novo visando resultados inéditos, é também fazer diferente algo que já fazemos no dia-a-dia, visando maior eficiência, produtividade e redução de custos. É um mindset (modelo mental) muito mais complexo e completo do que pensar em produto ou serviço.
Parece óbvio? Mas você usa e aplica?
Com a globalização iniciada na década de 1980, o mercado financeiro mundial possibilitou o livre comercio entre os países, onde os produtos nacionais não dominavam mais seus consumidores locais nem estavam protegidos por barreiras governamentais ou políticas comerciais protecionistas, uma vez que concorrentes internacionais entravam no seu mercado e ampliavam o leque de opções de compra.
A “Era Digital” está representando uma geração que acelera ainda mais a inovação, quebrando todas as barreias entre os diversos tipos de dados e informações em tempo real. Informações tanto para o empreendedor (seus concorrentes, consumidores, novos mercados, tendências, P&S), quanto para o consumidor se informar de tudo o que está acontecendo pelo mundo, tendências, consumo, etc
O crescimento deste novo “tipo de demanda” também impulsionou a inovação, uma vez que houve aumento no número desses consumidores.
Estamos vivendo numa Era onde temos consumidores mais inteligentes e exigentes, com acesso ilimitado as informações, o que os empodera na sua compra e o faz exigir excelência na performance dos P&S. Valor real percebido.
Para atender a esta demanda é fundamental que as empresas inovem constantemente com sucesso.
“Inova-se quando se otimiza um processo, cria-se uma forma de reduzir custos e desperdício, contrata-se uma pessoa para fazer mais eficazmente o trabalho de duas pessoas e se renegocia um contrato com um fornecedor de forma que ambas as partes saiam ganhando. O campo da inovação é vasto demais para ficar limitado apenas aos departamentos de pesquisa de produtos; ele deve ser estimulado em todos os níveis da organização.” (Professor Marcos Hashimoto)
Para quem quiser entender melhor sobre inovação, conheça as empresas: APPLE, GOOGLE, Industria Automobilística e de Telefonia celular.
Digitalização de Processos Comerciais | Canal PMEs | Benefícios Neste case, mostraremos os objetivos e…
Digitalização de Processos Operacionais | Logística e Insumos | Home Care Neste case, mostraremos os…
Digitalização de Processos Financeiros | Faturamento - VP de Finanças, Health Care Neste case, mostraremos…
Digitalização de Contratos de Fornecedores Neste case, mostraremos os objetivos e resultados envolvidos na digitalização…
Digitalização de Processos para Recuperação de Créditos de ICMS Neste case, mostraremos os objetivos e…
Digitalização de Processos: VP Jurídica em Hospitalidade Neste case, mostraremos os objetivos e resultados…