- Plano de Marketing – Case eManequim | #03 Estruturando SUP
- Sócios, estruturando a ideia – Case eManequim | #01 Introdução
Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando SUP
Neste 2º capítulo vamos abordar a importância de elaborar o plano de negócios. O plano de negócios é o documento mais importante de qualquer empresa, pois expressa o motivo de sua existência, de como se pretende evoluir ao longo dos anos.
Mas é importante lembrar que o objetivo desta ferramenta é facilitar e servir de apoio ao seu trabalho. Todas as ferramentas de gestão devem ser vistas como um “meio” e não um “fim”.
Plano de Negócios – Case eManequim | #02 Estruturando SUP
Nesta série de 12 posts em forma de capítulos, iremos ilustrar de forma pragmática parte do rico conteúdo oferecido
pela eValley e pela Endeavor aos empreendedores brasileiros.
Como? Mostraremos o caso eManequim, StartUp criada por 4 jovens empreendedores brasileiros. Desde a sua ideia até sua tão sonhada e almejada escalabilidade com tração, contada na visão de Letícia, uma das sócias-fundadoras.
O texto em azul é a narrativa da Letícia e o texto em verde reflete os comentários e dicas da eValley.
Sábado, na casa da Vanessa, estávamos todos no horário combinado para iniciarmos nossa Startup.
O CEO é o responsável por direcionar a empresa como um todo. Além de ser o “dono” do Plano de Negócios e dos números, tem que ter conhecimento de todas as áreas, processos, produtos e serviços da Startup. Não é especialista em todos os temas, mas precisa saber trabalhar com muitas informações ao mesmo tempo priorizando e delegando as ações da empresa. Portanto, a escolha “CEO” (espécie de porta-voz da Startup) deve levar em conta estas características. O correto neste caso seria os 4 sócios gastarem 30min descrevendo seu currículo: formação, experiência, desejos aspiracionais com a Startup etc. Desta forma, a informação sobre as expectativas e know-how de cada um fica nivelado entre todos. E desde o princípio deve ficar claro responsáveis individuais para cada tema considerado importante.
Como era logo após o almoço, iniciamos a discussão com um bom café. Por ser a única “empreendedora” (todos éramos CLT), elegemos a Vanessa como CEO da Startup. Eu e o Benê trouxemos diversos materiais sobre Startups (Internet, do mercado, e eu da minha faculdade) . Elegemos o Plano de Negócios como o passo inicial de nossa Startup.
O Plano de Negócios é o documento mais importante de qualquer empresa, seja Startup ou multinacional. Seja de Produtos ou de Serviços. Seja ONG, governo ou corporativo. Ele expressa o motivo de existência da empresa e como ela pretende evoluir ao longo dos anos, seus colaboradores, o mercado, o governo e demais atores da sociedade. E como a empresa está inserido em um ambiente em transformação e evolução, o Plano de Negócios é dinâmico. E pode conter ferramentas como Porter, SWOT etc.
Por exemplo, para esta primeira reunião de nivelamento de conhecimento, poderiam ter utilizado a Matriz de Porter:
– Competidores: neste caso, sem a definição clara do produto ou serviço, podemos dizer que seriam “produtos e serviços eletrônicos para vestuário feminino”. Ex: Renner, C&A, Dafiti, Privalia, blogs etc
– Regulador/Legal: ABNT, Anatel, e-commerce no Brasil (venda e logística)
– Substitutos: auto confecção, Fitiquette
– etc
Benê expos rapidamente para Vanessa e Coruja o conceito básico de um Plano de Negócios:
01. Sumário Executivo: resumo da empresa, seu mercado (demanda), seu entorno (competidores, fornecedores, reguladores etc), equipe e informações financeiras.
02. História da empresa: surgimento, sócios
03. Produto/Serviço: descrição, precificação, diferencial competitivo, fragilidades, ciclo de vida, modelo de receitas, necessidade/demanda que atende diretamente e indiretamente
04. Mercado: descrição geral de todos os seus Stakeholders (Matriz de Porter); descrição da cadeia produtiva ou cadeia de valor
– Demanda: descrição, tamanho, racional de funcionamento, segmentações
– Oferta: competidores diretos e indiretos, novos entrantes, produtos/serviços substitutos
– Outros: fornecedores, parcerias, governo, regulador, legislação etc
05. Plano Comercial / Plano de Marketing: cronograma das ações e metas para comercializar o Produto
06. Operações: como funciona a empresa
07. Equipe: descrição dos papéis e responsabilidades de cada membro da equipe
08. Análise Financeira: histórico, projeções, fluxo de caixa (receitas, opex e capex – elementos que permitem o Valuation ou Avaliação de Valor da Startup)
Portanto, neste caso, Benê ou Letícia deveriam ter enviado um material simples e introdutório para Vanessa e Coruja sobre o que é o “Plano de Negócios”. É impossível neste momento, em uma reunião de 6hs, todos terem as informações necessárias para a construção de um Plano de Negócios.
Imediatamente passamos a discutir o sumário, pois seria o resumo de tudo que iríamos coletar para detalhar nosso Plano de Negócios.
“E o nome?” indagou Coruja. Todos
paramos e, de fato, não tínhamos pensado em um nome. “Não poderia ser ‘olhodacoruja’?” brincou. Não sei se era porque já fazia 03hs que estávamos discutindo, mas Benê começou a discutir com seu primo: “P… Coruja. Leva a sério. Vamos revolucionar o mundo com seu nome no meio?”. A partir daí, ficamos 01hs discutindo nomes (diria brigando) e não chegamos a nenhum consenso de nome. E pior, nada do Plano de Negócios. Resolvemos pedir pizza e voltar ao sumário executivo do nosso Plano de Negócios.
– Empresa vai ofertar um produto/serviço para os consumidores conseguirem bater uma foto e ter
automaticamente suas medidas reais. Será ofertado via aplicativo e também via site, que também será um portal de conteúdo de moda para atrair consumidores
para este produto
– Empresa vai ofertar um produto/serviço para as confecções conseguirem adaptar suas fotos para o
tamanho dos consumidores que tiverem suas medidas tiradas pelo produto/serviço acima para venda via e-commerce
– Tecnologia: sobreposição de imagem. A peça a ser comprada será disponibilizada em diversas fotos de
tamanhos diferentes que poderão ser “arrastadas” para cima da foto do comprador
O Sumário Executivo do Plano de Negócios, como qualquer sumário ou resumo, deveria ser a última coisa a ser trabalhada pelo nosso grupo.
Assim como em nosso caso, no geral os empreendedores tem claro “o” produto ou serviço para atender uma demanda, existente ou a ser criada.
i. Deixe claro entre todos os sócios, de forma objetiva e escrita, o que é o Produto ou Serviço
ii. Defina claramente o mercado que terá sua necessidade atendida. Descreva seu consumidor alvo, que no nosso caso: mulheres entre 21 a 50 anos, no mercado de trabalho, que compre vestuário por meio de e-commerce
iii. Busque informações, na Internet, sobre o tamanho deste mercado. Quem já atende ele. Como ele funciona. Utilize sites considerados respeitados no mercado que você irá atuar. Para a Letícia: pesquisar no IBGE a quantidade de mulheres, na maior quebra de faixa etária que ela encontrar, por estado, de 2000 a 2020. Do ano que ela encontrar a informação, multiplique por 2-3% ao ano e projete até 2020. Como forma de confrontar os dados (nunca utilize somente uma fonte de informação), ela deveria entrar no site da Anatel e buscar informações sobre acesso a Internet pelas mulheres: quantidade e forma (computador ou smartphone).
iv. Tenha uma visão realista do tamanho do seu mercado atual e futuro (demanda). Construa no mínimo 03 cenários para que você possa construir o Plano B, Plano C etc do seu Plano Comercial.
v. Neste momento, na maturação da ideia, é importante o tamanho do mercado (demanda) e quem já atende (oferta, seus competidores). Qualquer informação a mais, é “nice to know”. Para quem vai você vai atender e contra quem você vai competir é o “need to know” neste momento.
vi. Letícia deve estabelecer claramente o que espera de cada um “ao dividir os capítulos do Plano de Negócios”.
Dividimos os outros capítulos do Plano de Negócios entre nós e marcamos de nos encontrar em 1 semana:
– Vanessa: CEO, mercado, tendências
– Benê: Comercial
– Coruja: CTO
– Letícia: Marketing e Finanças
Tínhamos estruturado nossa Startup!!!
Estruturar a Startup, além da divisão de temas feita pelo nosso grupo, é definir papéis e responsabilidades. Elaborar um macro cronograma para ter um Plano de Negócios direcional neste momento, que deve ser atualizado após o MVP. Mapear claramente as competências técnicas não cobertas pelos sócios.
Lembre-se de ser pragmático na construção do seu Plano de Negócios para sua Startup pois o objetivo desta ferramenta é facilitar e servir de apoio ao seu trabalho. Todas as ferramentas de gestão devem ser vistas como um “meio” e não um “fim”. Você não está fazendo um trabalho teórico de faculdade e sim um guia para lhe ajudar a organizar e estruturar toda a informação de sua Startup. Documentar riscos e processos. Em resumo, ele deve ser visto como seu Plano A, Plano B e Plano C. Ou seja, se tudo acontecer conforme você gostaria, você executa seu Plano A. Se algo der errado, execute o Plano B. E se tudo acontecer da maneira oposta ao que você previa, execute o Plano C.
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