Ansiedade: entenda e veja dicas para superá-la na Era Digital

Ansiedade: entenda e veja dicas para superá-la na Era Digital

Ansiedade: entenda e veja dicas para superá-la na Era Digital

 

Ansiedade. Tema estudado há tempos pelos gregos até sua massificação via Freud, Jung e tantos outros estudiosos. Filosofia? Sociologia? Psicologia? Negócios?!?!?! Ansiedade pode ser abordado por diversos prismas, mas implica no mesmo resultado: ansiedade traz um incômodo emocional de forma diferente em cada ser humano. Mas causa esta sensação de “falta algo” ou “estou esperando algo acontecer”.

Seja dono, líder, gestor ou analista e independente de ser informal, autônomo, PMEs ou Multinacional, todos foram afetados pelo atual isolamento social. Ou seja, todos estamos sujeitos à ansiedade e é de nossa responsabilidade tomarmos ações para administrá-la. 

ENTENDA

Não vamos abordar diversas linhas e definições conceituais sobre ansiedade. Há conteúdo específico e mais aprofundado para tal. Vamos ficar com a definição prática e real que tanto afeta os ansiosos: sensação que causa alteração em nosso estado de espírito (comportamento e humor) usual.

O primeiro passo é reconhecer que a ansiedade existe. E que qualquer pessoa está sujeita a ela. E muito provavelmente irá experimentá-la em diversos momentos da sua vida. Podem ser mais ou menos intensos, durarem minutos ou dias e meses. Ou seja, eu, você, seus amigos, seus chefes, seus clientes, seus familiares… todos iremos vivenciar momentos de ansiedade na vida.

O segundo passo é escrever em um pedaço de papel ou em qualquer programa de rascunho no seu celular qual a sua ansiedade. São muitas? Ataque uma por uma. Escreva “tenho ansiedade (…) sempre que acontece (…) e eu acabo ficando (…)”. Ou seja:

1.     Entenda e descreva sua ansiedade – o que

2.     Entenda quando ela acontece – por que

3.     Entenda como você fica – quando e como

Com isto, tente tornar objetiva sua ansiedade. Entender corretamente é o primeiro passo para acabar ou minimizar ela. No pior cenário, se preparar.

E o exercício serve para ansiedades de quaisquer naturezas, seja de origem emocional e/ou profissional. 

SUPERE

Atualmente, estamos vivenciando um isolamento social sem paralelos na geração pós-II Guerra. A primeira pandemia global desde então. Isolamento social e todas as restrições que se seguiram produz naturalmente uma ansiedade natural por medo de contaminação por Covid-19. Mais a mudança repentina de rotina, comportamento social e dinâmica do mundo dos negócios nos deixando “com tempo demais para pensar” contribuíram para a explosão de ansiedade em nossa sociedade. Em compensação, a Era Digital trouxe opções de conteúdo e conhecimento, de forma gratuita.

Alavanque-se profissionalmente – aproveite o tempo para analisar melhor seu negócio próprio ou a empresa em que trabalha. Pense sobre o processo (ou processos) que você está envolvido. O começo, o meio e o resultado final. Entenda. Veja e pense se existe espaço para melhorias ou inovações. Use a Era Digital para pesquisar conteúdos novos para aprender. Seja metodologias de projeto, metodologia scrum, aprofundamento em temas (de idiomas a sua área de atuação específica) e/ou crescimento pessoal, busque conhecimento. Acesse a plataforma da Endeavor, FGV, Insper, Sebrae etc. Opções não lhe faltam. 

Rotina – crie sua nova rotina nestes tempos de Covid-19. E se prepare para criar uma outra nova no momento em que houver início de flexibilização. Tente se basear ao máximo na sua rotina anterior ao Covid-19. Se você faxinava aos sábados, continue. Se você descansava de finais de semana, descanse. Se saía com amigos ou familiares, encontre-os via videoconferência ou audioconferência. Existem opções de ferramentas digitais para tal. Se acordava cedo durante a semana, continue. Ganhou tempo com locomoção, planeje utilizá-lo. Planejar e cumprir o que você fará com seu tempo vai ajudá-lo no estabelecimento de sua rotina. Aproveite e inclua tempo para aprender novas coisas, seguindo sugestão do parágrafo anterior: alavanque-se profissionalmente. Elimine sua ansiedade por motivo de mudança ou falta de rotina.

Novas Atividades – seja por restrição ou por ganho de tempo, temos a oportunidade de começar novas atividades. Pode ser desde ler um livro (digital ou em papel), acompanhar um tema na web (blog, canal etc), aprender algo novo (conhecimento, artes, esporte) etc. Não é necessário gastar dinheiro, pois existem cursos online gratuitos e plataformas de conhecimento gratuitas. Elimine sua ansiedade por motivo de alterações no que posso ou não fazer. E mais uma vez, aproveite para aprender novos conhecimentos para alavancar-se profissionalmente.

Medite – meditar, a mais simples e barata “nova atividade” ou “rotina”, porém que exige mais esforço e disciplina. Aprender a se comunicar consigo mesmo, conhecer quem somos é trabalhoso. Meditar pode ir desde uma simples concentração no seu ato de respirar por 20minutos a praticar exercícios mentais por 40minutos. Elimine sua ansiedade por motivo de ter tempo ocioso.

Exercícios – já está mais do que comprovada a relação de exercícios físicos regulares e bem-estar. E existem inúmeras opções para exercícios em casa e em locais sem muito espaço. Ex: exercícios na cadeira, exercícios em casa, exercícios de baixo impacto etc. São inúmeras opções de APPs (aplicativos), canais (youtube), blogs (web) etc. Basta procurar o que melhor se adequar a você. Importante: sempre cheque a fonte de informações que você está utilizando. Se tiver condições para ter acesso a um profissional da saúde e/ou esportes, use-o e peça para passar uma rotina de exercícios segundo o local e seu estado de saúde.

Dica importante: modere o quanto (horas por dia) você está acompanhando sobre o Covid-19 e fique atento às Fake News (mídias sociais, blogs, whatsapp etc). Procure conteúdos para diminuir e não aumentar sua ansiedade.

Em resumo: crie e planeje sua nova rotina, cumprindo-a. E inclua “aprender” para se alavancar profissionalmente.